Existe veneno contra ESCORPIÕES?!
Saiba mais sobre o assunto, Mitos e Verdades:
Para começar o assunto temos que entender um pouco sobre a biologia do animal. O escorpião é um aracnídeo, bem como os carrapatos, as aranhas, entre outros, e não um inseto como muitos costumam erroneamente chamar. Além de ser um aracnídeo o escorpião tem algumas peculiaridades que os tornam ainda mais resistentes e perigosos para os seres humanos!
Um delas é o seu “esterno”, ou melhor, na sua “barriga” que fica voltada para o chão, ele possui um par de “pentes” que são “quimiorreceptores” que estão diretamente em contato com o piso e que funciona como uma “vassoura”, auxiliando na sua orientação, alimentação, caça. Esses “pentes” são a principal arma de defesa do aracnídeo em questão, contra os inseticidas utilizados em seu controle, eles conseguem detectar a presença do veneno em pequenas quantidades antes mesmo de se infectarem e morrerem.
A persepção desses produtos pode ainda gerar um irritação que irá fazer com que o animal saia de seu abrigo e aumente a chance de acidentes. Nesse momento de irritabilidade o Escorpião pode em uma "ferroada" inocular, "injetar" uma quantidade maior que a normal de Veneno, levando crianças, idosos, animais domésticos e pessoas com problemas cardíacos a ótbito.
Após pressentirem a ameaça, o escorpião deixa de rastejar, como de costume, e passa a andar sobre a ponta de suas patas evitando o máximo contato com o solo e procurando um abrigo (frestas, entulhos, interior de sapatos, resto de construção) longe do veneno. Nessas condições ele pode ficar em média de 5-7 meses SEM SE ALIMENTAR, causando uma falsa impressão de que o veneno surtiu efeito!
Sendo assim, depois de muitos anos de estudo foram lançados diversos tipos de venenos contra a tão temida praga, porém o mais eficaz sem sombra de dúvida são os Microencapsulados, que contra-atacam a principal defesa do animal, fazendo com que ele não perceba a presença do veneno no ambiente, em consequência, se contaminando e morrendo sem desalojar o animal, o que causa mais perigo as pessoas que habitam os locais infestados.
Acho que esse pequeno texto deu para esclarecer algumas dúvidas e responder a pergunta: “Existe veneno contra ESCORPIÕES?!”.
Comentários