top of page
  • Gabriel Aguiar

O que é Dedetização, como funciona e quais cuidados devemos tomar?

O que é Dedetização?


Dedetização ou Controle de Pragas é um procedimento que visa combater, controlar insetos, aracnídeos e roedores, pragas sinantrópicas (seres que dividem o mesmo meio que os humanos, se beneficiando de abrigos e alimentos gerados por nós) que causam doenças e prejuízos econômicos para toda sociedade, por todo o mundo, através de medidas preventivas (MIP) e controle químico por intermédio de inseticidas.


Dentro do seguimento de Dedetização ou melhor, Controle de Pragas, podemos incluir o processo de Manejo Integrado de Pragas (MIP) que consiste em práticas e ações preventivas visando a eliminação de Acesso (meio por onde as pragas adentram as casas e estabelecimentos), Abrigo (locais onde os insetos se instalam para se proteger e reproduzir) e Alimentos (excesso de gordura em cozinha, lixo em locais inapropriados etc.) evitando assim a proliferação desses seres indesejados.

Dedetização em Recife Pernambuco
Dedetização em Recife-PE

Como funciona?


Como é realizado o processo de Dedetização/Controle de Pragas em residências e estabelecimentos comerciais? Deve se observar as não conformidades do local a ser tratado, ou seja, buscar os pontos de acesso das pragas, os possíveis abrigos e fontes de alimentação que fazem com que as Baratas, Formigas, Ratos, Escorpiões, entre outras, atormentem a vida de várias pessoas.



Assim que forem sanadas as Não-Conformidades deve se iniciar o tratamento químico (por profissionais capacitados) de acordo com a necessidade do local. Existe um gama enorme de produtos disponível no mercado para o controle de pragas urbanas, por exemplo: As Formigas que são insetos eussociais, ou seja, vivem em uma sociedade dividida hierarquicamente, Rainha > Ninfas > Operários > Soldados > Alados, para combater esse tipo de inseto deve se utilizar produtos de efeito Residual e Sistêmico, ao contrário das Baratas que são seres gregários, vivem agrupadas sem divisão hierárquica e de tarefas. Neste caso os produtos utilizados são outros, devem ter efeito Knock-Down (Choque) para eliminar o maior número de indivíduos de maneira rápida.


Os produtos são em forma Líquida, Gel, Aerossol, Iscas, Pó ou Gás, cada um deve ser aplicado de forma específica para cada caso. No geral os líquidos são pulverizados em rodapés, frestas, ralos para eliminar os insetos por contato, os Géis, em frestas, dobradiças de armários, Os Sprays Aerossol são para desalojar e inspecionar frestas e locais de difícil acesso, as Iscas no geral são usadas para Dedetização de Roedores, bem como o Pó que tanto tem uso para controle de Ratos como para colocação em quadros elétricos, já os Gases são de uso restrito para Expurgo no combate as pragas de grãos armazenados.


Quais são os cuidados que devemos tomar em uma Dedetização?

Controle de Pragas Recife PE
Dedetização em Residências em Recife-PE

Não existe Dedetização ou Controle de Pragas urbanas com produtos Naturais, esse termo é vedado por Lei. Ou seja, todos os inseticidas são químicos e podem causar alguma irritação ou alergia em pessoas que tenham uma sensibilidade maior. Considerados de uso Domissanitário (destinados ao uso domiciliar), atualmente com a evolução tecnológica os “Venenos” de hoje possuem uma baixíssima toxicidade e não contém cheiro (em sua maioria), alguns podem ser utilizados com pessoas no local, no caso dos Géis atrativos.


Em resumo, por mais que a Dedetização seja um procedimento seguro ainda devemos tomar cuidado com Idosos, Crianças, Gestantes e animais de pequeno porte, esse grupo de risco é ideal se ausentar do local a ser tratado por pelo menos 03:00hs.

725 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page