DEDETIZAÇÃO EM RECIFE  E REGIÕES:

(81) 4106-2260

DEDETIZAÇÃO DE TRAÇAS

Traças em armários?
Dedetização contra Traças em Recife
Traças na Despensa?

O nome "Traça" é comumente confundido por várias pessoas que atribuem a nomenclatura a outros insetos, por exemplo: Cupins, Mariposas, Peixinho-Prateado (Sul do país) entre outros.

A verdade é que esses insetos podem infestar sua casa, sua empresa de alimentos, Supermercados, e causar danos enormes, como no caso das Traças de Grãos Armazenados que infestam os Galpões e Silos de armazenamento, que são levados aos supermercados, são comprados por nós consumidores e por fim atacam nossa dispensa, podendo acabar com uma feira do mês por inteiro.

Pois bem, já sabemos que esse inseto minúsculo é uma Praga Urbana e merece bastante atenção. As traças podem ser divididas em 03 (três) grupos: 1-Traças-dos-Livros, 2-Traças-das-Roupas e 3-Traças de Grãos Armazenados.

 

Os Thysanura (traças dos livros) estão entre os mais primitivos insetos conhecidos pelo homem. Não apresentam asas, são de tamanho pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm), corpo alongado, geralmente achatado dorso-ventralmente, com dois ou três filamentos caudais, sendo o aparelho bucal mastigador. São onívoros, alimentando-se de uma infinidade de produtos como farinhas, papel, capas de livros (papelão), papel de parede, roupas e tecidos entre outros.

São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.

TRAÇAS-DOS-LIVROS

No Sul é comum ser chamada de "Peixinho-Prateado". O controle dessa praga em residências é muito importante, pois podem danificar severamente pinturas, livros e roupas.

Imagine, Você acaba de comprar aquele vestido caríssimo e quando vai usa-ló, Tcharam! Um furo bem no meio do vestido, ninguém merece!

TRAÇAS-DAS-ROUPAS

As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da Ordem Lepidoptera, sendo o gênero Tinea o de maior importância econômica em áreas urbanas.

 

Diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa). Em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico para sua proteção, tipo um casulo. Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, pele humana descamada, entre muitos outros.

 

São facilmente identificáveis ao serem vistas deslocando-se

pelas paredes ou armários residenciais, A atração pela luz

também conhecida como fototaxia, é o movimento que um

organismo faz em direção à luz, isso explica também o

motivo da maioria das vezes esses insetos são

encontrados no alto das paredes.

 

A lagarta, após algum tempo, transforma-se em pupa e logo depois em mariposa, fase adulta alada e com capacidade reprodutiva.

TRAÇAS DE GRÃOS ARMAZENADOS

São muitas as pragas encontradas em grãos, como milho, trigo e arroz e em diversos produtos armazenados como, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais matinais, biscoitos, chocolates, entre outros.

 

Os principais gêneros encontrados infestando grãos e produtos armazenados são Plodia, Ephestia e Cadra. As traças destacam-se como pragas importantes, pois se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo (escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto) e fios de seda característicos.

 

As lagartas de muitas espécies de traças deixam rastros de sua passagem pelos alimentos, através da secreção de fios de seda, semelhantes a “teias”, que servem para a melhor locomoção pelo alimento e proteção quando próximo da pupação.

 

Algum tempo após a pupação, a mariposa adulta (macho ou fêmea) emerge, realiza o acasalamento e segue seu ciclo, colocando ovos, infestando novos alimentos ou reinfestando o próprio substrato de origem. As pequenas mariposas são de coloração pálida, pouco vistosas, variando de espécie para espécie.

 

O ciclo biológico das traças de produtos armazenados é variado, dependendo da espécie infestante, da temperatura, umidade relativa do ar, alimento, dentre muitos outros fatores. Normalmente os ciclos se completam em tempo relativamente curto, variando entre algumas semanas a poucos meses.

PREVENÇÃO E CONTROLE

De um modo geral, o controle depende do monitoramento constante, ficando-se atento ao início da infestação, sendo mais fácil o controle.

 

Para as traças dos livros e das roupas, devemos evitar o acúmulo de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos, evitar pontos de umidade (principalmente em gabinetes escuros de pias), evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados, manter limpos rodapés e frestas, inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis, manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

 

Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados. Dentre os métodos mais eficazes de controle a Dedetização ainda é o mais utilizado, o uso de determinados produtos inseticidas domissanitários, aplicados por uma empresa profissional controladora de pragas, certamente será a opção mais viável de controle.

Tag's:
Dedetização contra Traças
Dedetizadora Jaboatão
Dedetizar traças Recife
Dedetização de Traças Recife
Dedetizadora em Recife

Nossos serviços